Blog

Fique por dentro das novidades

Quanto tempo dura a estrutura metálica?

Quanto tempo dura a estrutura metálica?

   Arquitetura e história são duas coisas que andam juntas, afinal desde a pré-história monumentos já eram feitos.    

    Portanto hoje, trouxemos aqui no blog uma ponte carregada de história da arquitetura em estrutura metálica, essa ponte fica localizada no sul do Paraná, entre as cidades da Lapa e Campo do Tenente, onde a divisa desses dois municípios é feita pelo rio da várzea, hoje a ponte faz parte da rodovia PR-427, nomeada também como rodovia Antônio Lacerda Braga, porém a origem da ponte vem lá da nossa história com a linha férrea. Em meados de 1891, a linha férrea E.F. PR/SC, estava sendo construída com o proposito de ligar esses dois estados, contudo, no meio do seu traçado tinha o vão do rio da várzea, um vão de 66 metros aproximadamente, mas esse problema foi resolvido com o uso da estrutura metálica, através dessa ponte, a qual passava só o vagão do trem, por isso até os dias atuais, somente passa um carro de cada vez.

 

 

 

 

Mas afinal, quanto tempo dura a estrutura metálica? Todo material tem o seu tempo de vida útil, quando olhamos a ponte, vemos pequenos pontos de corrosão sim, porque é onde descascou a tinta, no entanto, ela continua intacta e servindo a função dela.


  

Essa ponte é feita em um sistema treliçado, então vemos que ela é bem alta, pra poder vencer o vão de forma econômica. Essa estrutura está exposta ao uso, tempo e a função pela qual foi projetada, a ponte está desgastada, mas não faz sentindo pensar que uma estrutura em concreto armado aguenta mais que uma estrutura metálica, porque aqui temos um exemplo de como essa estrutura agiu a ação do tempo.

 

Pra quem gosta de estrutura metálica, não tem nada de errado com essa ação do tempo, mesmo ela sendo só pintada, o único problema é a sujeira que vai parando na estrutura.

Nós não conseguimos achar ao certo a data de inauguração dessa ponte, o que encontramos foi a informação que ela faz parte da linha férrea que liga o Paraná a Santa Catarina, e essa linha teve a sua inauguração no dia 1 de dezembro de 1894, isso significa que essa ponte tem mais de 100 anos, precisamente 127 anos, olhando a estrutura dela, percebemos que o tempo demarcou as suas mudanças, mas não alterou a sua função e não prejudicou o desempenho dela.

 

Assista o nosso vídeo onde mostramos mais sobre essa ponte:

 

Voltar