Blog

Fique por dentro das novidades

TERRAÇO - Como ter um na sua casa ?

CAPA BLOG #24

Ter um lugar para relaxar, apreciar a vista, plantar uns verdinhos, colocar uma rede, ver as estrelas...

Esses são alguns dos benefícios de quem tem um terraço em sua casa. Talvez amenize o hiperativismo também!

Procuramos na internet definições do que é terraço, e confessamos que tivemos dificuldades em encontrar algo que esteja certo. A primeira definição que aparece é da Wikipedia, e vamos transcrever ela aqui:

Terraço ou sacada é uma área aberta de uma casa ou edifício similar a uma varanda, localizada em andares superiores ao térreo. Trata-se de um lugar exposto ao ar livre, com grades de ferro ou baixas colunas de madeira ou concreto, que servem como medida de proteção” 

Não concordo com essa definição, nem sei se por lei posso não concordar, mas o fato é que faço terraços para meus clientes e não são assim. Aprovamos esses terraços nas prefeituras dos municípios e eles aceitam a terminologia TERRAÇO, então, vamos dar uma definição nossa, do que achamos mais correto ser um terraço:

 

Terraço é o uso da cobertura da tua casa, ou parte dela, como piso de uma área descoberta. Dias, Edna.

Ou seja, embaixo do piso dele, existe um cômodo da tua casa, o terraço serve de cobertura desse cômodo. E não tem nada acima dele. Ele é o último piso!

Em terraços podemos colocar muitas coisas: Piscinas, Jacuzzis, gazebos, pergolados, estátuas, fonte, deck, sofás, plantas, grama, rede, iluminação externa... ou... varais, cadeiras de praia, churrasqueira, pufs... depende do uso que quer dar para ele.

O fato é que um terraço possibilita que a área de lazer da residência se amplie, se intensifique, porém, sem precisar construir mais para isso, e ainda com a vantagem de ser no alto, te dando uma bela vista da cidade! 

Muito que bom, muito que bem, já entendeu como o terraço é uma coisa útil e inteligente para tua vida. Vai querer ter um. E na tua cabeça tudo faz sentido agora: se terei de cobrir a minha casa, porque não cobrir com um terraço e assim, poder usar esse espaço

Mas claro!

Precisa apenas tomar cuidado com 2 coisas:

- Espaço para uma escada em alguma lugar, para você poder chegar no terraço

- Impermeabilizar muito, muito, muito, mas muito, MUITO BEM tua laje.

Portanto, terraço não é uma laje. Ele pode ser uma laje impermeabilizada, aí sim. Mas sem a impermeabilização, pode demorar alguns dias ou meses, mas o fato é que a água vai passar por ela.

O que eu indico é fazer uma impermeabilização com manta asfáltica:

Precisa ter um contrapiso com caída para ralos. Lembre-se: vai chover nessa parte da casa! Tem que ter caídas para que a água seja coletada!

Aplica-se a manta, por uma empresa especializada, em toda a área de piso e até 40 cm e parede. Eu indico também fazerem uma mureta para separar da parte da escada, onde a água não pode chegar de jeito nenhum!

Faz o teste de estanqueidade, ou seja, enche essa piscininha que você criou com água e deixa por um período de 48h. Não vazou? Ótimo, a manta está funcionando! Teu terraço é oficialmente um telhado.

4º Vamos agora cobrir com um contrapiso a manta asfáltica, o que chamamos de proteção mecânica. Assim, no caso de cair alguma coisa nesse piso, não perfurará ele.

Agora, é só curtir teu espaço.

No piso pode ter cerâmico, grama, areia, deck! Enfim, você decide!

Mas ATENÇÃO para dois detalhes importantes!

1 Nunca, sob hipótese nenhuma pode fazer um furo nesse piso! Não pode furar a manta! Então, se pensa em ter um pergolado, gazebo ou algo que precise fixar no chão, preveja isso antes e deixe esperas.

2 Nunca, sob hipótese nenhuma carregue a cobertura da tua casa sem um cálculo antecipado disso! Sim! Não pode colocar árvores, plantas, piscina sem ter previsto esse uso e peso.

O estilo do teu terraço quem define é você!

 

Voltar