Blog

Fique por dentro das novidades

QUAL O TAMANHO MINÍMO PARA CIRCULAÇÕES?

QUAL O TAMANHO MINÍMO PARA CIRCULAÇÕES?

QUAL O TAMANHO MINÍMO PARA CIRCULAÇÕES?

Qual tamanho mínimo para circulações?

- Estudo de caso de um refrigerador!

 

Hoje, vamos falar sobre circulações, e pra isso eu vou contar uma experiencia que nós tivemos com um de nossos clientes. Você vai saber a história de um refrigerador que encontrou uma família.

 Desde o vídeo da casa dos idosos, eu venho martelando uma tecla aqui com vocês, que é a tecla da acessibilidade. E por que eu martelo a tecla da acessibilidade?

Porque eu acredito que ser sustentável mesmo, é construir uma casa que perdure, e não uma casa que atenda às suas necessidades só do agora. Pensando nisso, eu sempre falo sobre circulações e vãos.

A diferença é que hoje, eu vim falar sobre uma acessibilidade que não tem a ver com nós humanos ( tem relação, mas não só sobre a gente passar em um corredor tá?!) e sim com os objetos que nós compramos, acessibilidade para você poder ter os moveis e eletrodomésticos, que ainda vão inventar (pode uma coisa dessas? rsrsrs).

Essa ideia veio de um casal de clientes, que resolveram comprar um refrigerador, me ligaram e falaram: - “Edna, será que vai passar nas portas?”

 

Eu disse: “- Com certeza passará nas portas, afinal nós projetamos todas as portas com pelo menos 80 cm de folha, inclusive projetamos os vãos das escadas e das portas de acesso com 1m e 1,10m!”

Mas dentro de mim, estava ainda havia a dúvida, porque aquilo que a gente projeta no papel, deixa um medinho que a hora que aconteça de verdade enrosque, né? Não dá esse medo em você que está pensando em construir?  E eu acho que esse medo vocês enfrentam até na família. No caso dos nossos clientes, ao longo do projeto eles ouviram muito dos familiares, coisas como “Que área desperdiçada” “Pra que uma escada e circulação tão largos?”.

   Então, se você está pensando em comprar um equipamento novo para tua casa. Confira as medidas dele no site. Eu fiz assim: entrei no site do fabricante do refrigerador novo que os clientes estão comprando e consegui o tamanho desse refrigerador: 84,5 cm de largura por 75 cm de profundidade, ou seja, em porta de 60 e 70 cm ele já não passava, só em porta de 80 cm. Medimos todas as passagens e portas por onde o refrigerador teria de passar e no fim, o refrigerador passou (ufa, né?). 

 

 

    Então, fica para você o seguinte questionamento, será que deixar espaços, um pouco maiores do que o mínimo (que é 60 cm) realmente é um espaço jogado fora? Ou será que é pensar no futuro? Pensar que a casa terá um período de uso muito maior do que você imagina, porque você está tentando se precaver com coisas que nem existem ainda.

 

 

 

   

 

Voltar