Blog

Fique por dentro das novidades

Posso soldar estrutura galvanizada ou só com parafusos?

APRESENTAÇÃO DE UM ESTUDO DE CASO

Posso soldar estrutura galvanizada ou só com parafusos?

Não posso soldar a estrutura da minha casa se for galvanizada? É obrigatório usar somente parafusos? Vamos responder, contando uma experiência que tivemos aqui na Arq Steel.

 Um cliente aqui no escritório que não seguiu o projeto estrutural estipulado pelo engenheiro. O nosso engenheiro, fez o projeto do mezanino e especificou que a estrutura já iria vir com um fundo, ou seja, a fábrica mandaria esses elementos estruturais já jateados e com uma base de pintura. Uma vez que essa estrutura fosse colocada no lugar, ela seria soldada. No entanto, esse cliente orçou esse material e a pessoa que ele fechou esse orçamento, o orientou que já pedisse a estrutura galvanizada, pois, jateada daria muito trabalho e teria que pintar o material depois. A galvanização é feita mergulhando a estrutura dentro de uma cuba de zinco derretido, fazendo com que todo esse material fique com uma camada de zinco que fará a proteção contra a corrosão. Fato é que esse tipo de processo é muito útil para proteção de estruturas que ficam expostas aos intemperes. Contudo, o mezanino montado ficaria em uma área interna e não haveria a necessidade de ser galvanizado, afinal estaria tudo dentro de casa e desse modo não fazia sentido gastar com galvanização. O cliente, contrariando as especificações, mandou esse material para a galvanização, sem avisar o engenheiro. Quando esse material chegou na obra e os soldadores foram solda-lo, não foi possível fazer essa solda, e o engenheiro não aprovou o trabalho, na visita.

 

A solda é uma poça de fusão do material aço, o mesmo é derretido e quando esfria gruda na outra parte e com isso essa estrutura fica colada. A solda é muito resistente quando feita do jeito certo. No caso dessa obra, que foi soldada em cima do material que possua uma camada zinco, essa poça de fusão ficou poluída, pois, o zinco não fazia parte dessa cola, dessa forma o trabalho feito pelos soldadores, não ficou resistente. E dessa obra surgiu a dúvida: quando tenho um material galvanizado, posso soldar? A resposta é que sim, posso, no entanto, é necessário lixar a película de zinco, com uma esmerilhadeira. A questão é, não dá para pensar que a decisão do engenheiro ou do arquiteto foi tomada de maneira errada. Quando o projeto especificou que as peças deveriam vir jateadas e com um fundo de fábrica era porque essa seria a melhor maneira de executar a obra, a decisão de não seguir o projeto, resultou em muito trabalho, pois, foi necessário descascar toda a solda que foi feita. Portanto fica aqui aqui a nossa sugestão, sigam as especifações do seu engenheiro e arquiteto, para que não se tenha futuras dores de cabeça.

 

 

Se tiver dúvidas ainda, assiste o nosso vídeo no youtube: 

Voltar