Blog

Fique por dentro das novidades

Muro de arrimo e fundação para terreno em aclive

BIGo-que-cabe-em-um-terreno-em-aclive-ou-declive5.png

Esse post veio com a intenção de orientá-lo sobre quais analises de solo são necessárias para terrenos em aclive e quais opções você tem para ocupa-lo gerando menos dor de cabeça.

A sequência normal de projetos aqui na Arq Steel é a de desenvolvimento do projeto arquitetônico e envio desse projeto para o projetista estrutural. Enquanto isso, é feito a sondagem do terreno.

Projetos arquitetônico e estrutura, mais o laudo de sondagem são levados até o projetista de fundação, e só com essas informações ele conseguirá projetar a melhor solução para o projeto da casa em questão.

O intuito, quase sempre é fugir do muro de arrimo, o que é muito mais difícil em terrenos em aclive ou declive.

No terreno em aclive que aparece na foto desse post, esse era o intuito também: Fugir do muro de arrimo. Para saber se isso seria possível, buscamos um escritório que possui 2 profissionais dedicados à fundação, um que analisa o solo e outro que elabora o projeto.  De início, para poderem se posicionar, pediram sondagens (Casas em Estrutura Metálica - Arq Steel - Blog, SONDAGEM ESTRUTURA METALICA) do terreno da seguinte forma: 4 furos de sondagem SPT – Dois na parte inferior e dois no modo superior do terreno, com ao menos dois desses furos até o solo impenetrável e os demais com pelo menos 15 m de profundidade cada, além disso, solicitaram uma coleta de uma amostra indeformada de solo do talude mais íngreme para ensaios laboratoriais de resistência e compressibilidade e execução dos ensaios de cisalhamento direto, adensamento de compactação.

 

 

Como você pode observar, esse terreno não é um aclive homogêneo, pois ele possui alguns pedaços com um aclive muito maior e alguns pedaços muito menores, tudo está acontecendo na parte dos fundos desse terreno, por isso é tão importante tentar manter esse morro, ou se for ocupar ele (que é o caso) ocupa-lo de uma forma muito responsável, para que não corra o risco de fazer um grande investimento na casa e ter um problema futuro.

A busca por equipes que executassem a sondagem e ensaios solicitados nos deu os seguintes preços médios: de R$ 8,000.00 a R$ 8,500.00, para as quatro sondagens, mais os laudos e ensaios.

Como esse valor ficou algo caro comparado apenas com preços de sondagens padrão, fiz uma reunião com os engenheiros de fundação para perguntar se não haveria uma forma de diminuir esse tanto de laudos solicitados. E a resposta deles foi de que sim, há uma forma: não ocupar o morro nos fundos do terreno. Tentar mantê-lo intacto e com isso, os ensaios de resistência e compressibilidade seriam dispensados e o valor da sondagem cairia pela metade.

Portanto, optamos por inicialmente fazer apenas a sondagem padrão, e após analisa-la decidir se iriamos alterar a ideia inicial do projeto (que era ocupar o morro) ou não.

A leitura após a sondagem, já interpretada pelos engenheiros de fundação, foi que o terreno possuía água entre 4m e 4,5m, o mesmo é de baixa qualidade geotécnica superficialmente.

Esse posicionamento da equipe de fundação em relação à sondagem nos fez refletir sobre avançar com a ocupação da casa sobre o morro existente e optamos por alterar o projeto. Dessa forma, teríamos de pensar em uma solução na qual o talude ficasse intacto.

 

Quer saber mais sobre as proximas decisões que tomaremos nesse projeto, acompanhe nosso canal no youtube: Arq Steel By Edna Dias - YouTube

 

Esse artigo foi util? Esperamos que sim! Se ainda tiver duvidas assista ao nosso video:

Voltar