Blog

Fique por dentro das novidades

Jateamento com granalha de aço- Preparação da peça metálica

Jateamento com granalha de aço- Preparação da peça metálica

jateamento capa_page-0001.jpg

 

O termo jatear uma peça metálica, é um termo usual para nós que trabalhamos com estrutura metálica. Esse é o processo que usamos para preparar a superfície de uma estrutura. O sistema de jateamento é uma limpeza profunda da superfície da peça metálica através de granalhas de aço que são lançadas com ar comprimido.

 A grosso modo, pra mim ( que não sou técnica do jato e não sou o Osmario que é o engenheiro mecânico daqui da ArqSteel e faz os cálculos) São pequenas pedrinhas de aço que nós lançamos contra a superfície do local,  e elas limpam e arrancam qualquer tipo de impureza da superfície metálica, mas esse termo “pedrinhas”, não é legal nós usarmos, porque ela remete a você achar que são pedras de verdade, pedras que possam ter sílicas, então por isso, vamos nos manter com o termo “granalha de aço”

 

 

 

 

 

 

Cada jato pode optar pelo tamanho de granulo que ele vai usar, e cada técnico pode também definir qual granulometria ele quer que atinja a peça que ele está mandando para jatear. No jato que nós visitamos, eles usam a granalha de G40, o que significa que esses grânulos de aço, teriam 0,4 mm de diâmetro.

 

 

 

 

 

 

 

  A superfície do aço não pode receber a pintura sem ela ter o devido tratamento de superfície, que é o jateamento, feito em uma câmara fechada, onde fica uma pessoa, manuseando esse jato. A grande facilidade do jateamento é que você pode mandar peças pequenas e usadas, portanto o jateamento é muito bom em termo de sustentabilidade e custo.

O preço do KG do material em aço jateado está custando cerca de R$ 1,80 (nesse jateamento que visitamos). Esse preço pode variar dependendo do lugar, mas gostamos de falar de valores para que você possam ter uma base de que é algo viável. Mas lembre-se de ter uma logística para jatear, e logo na sequencia pintar a peça, porque se você deixar a peça parada por muito tempo, o que  vai acontecer é que a ação do tempo vai agir e causar corrosão.

 

 

Voltar