Blog

Fique por dentro das novidades

Dúvidas: Tijolo solo-cimento e estrutura metálica, pode? Estrutura metálica esquenta?

Design sem nome (51).png

Neste artigo, vamos responder algumas dúvidas que foram enviadas no nosso canal do youtube. Esperamos que elas possam ajudar a responder a de vocês que acompanham o nosso conteúdo por aqui!

 

"Estrutura metálica esquenta no sol?"

A resposta é não! O aumento da temperatura dos pilares e das vigas (caso eles estejam expostos e aparentes) é irrelevante para o aumento de temperatura da casa. A maior incidência de calor acontece na cobertura da tua casa e é esse ponto que você deve analisar e isolar bem.

 

"É necessário algum tipo de manutenção na estrutura metálica?"

 

Nenhuma manutenção diferente de uma casa convencional, pintura a cada 5 anos (e isso depende muito da qualidade da tinta, da obra e da localização da casa).

 

"A casa ficaria mais quente devido ao uso da estrutura metálica?"

 

De maneira nenhuma, na verdade, se envolver com esse processo e usar a estrutura metálica na execução da sua casa, te dá uma possibilidade maior de evitar o calor dentro do meio externo. Inclusive é importante que desde o projeto isso entre como uma das prioridades e vá identificando quais são as paredes criticas, por exemplo, que pegam mais sol no final do dia e com isso você já toma as devidas precauções para que essas paredes tenham a devida proteção térmica.

 

“Tenho um terreno de 288 m² em um condomínio, estou pensando em construir um sobrado com três quartos, sendo um deles com um closet, mas com o custo mais enxuto possível, imagino que o estilo industrial trará uma boa relação de baixo custo, estou certo?”

 

Se pode ter casas muito econômicas e muito caras no estilo industrial, porque o custo de uma casa não depende só do estilo, depende de muitas definições. Um erro comum, por exemplo, que eu vejo os novos projetos cometerem é que se tenta colocar no andar de baixo, toda a área social, sem paredes, conceito aberto, é lindo, contudo, essa grande área não tem nenhum pilar e no andar superior, coloca toda a área privativa e muitas paredes. E com isso, essa laje ficou com muita carga e sem nenhum pilar sustentando-a. Isso tende a não ser uma solução econômica.

 

"É possível fazer uma parede com tijolo ecológico na casa de estrutura metálica?"

Sim é possível utilizar tijolos ecológicos na estrutura metálica e existem muitas vantagens e desvantagem, como todo o material que você for escolher. A grande vantagem é que ele é um material sustentável de baixo custo e com um bom isolamento térmico. A desvantagem é que ele não é um material fácil de ser encontrado, não é resistente a umidade.

Voltar