Blog

Fique por dentro das novidades

Construindo em um terreno em aclive

[muro de arrimo]

BIGo-que-cabe-em-um-terreno-em-aclive-ou-declive5.png

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre fundação e muro de arrimo.

A sequencia normal de projetos aqui na Arq Steel é a de desenvolvimento do projeto arquitetônico e envio do projeto para o projetista estrutural, enquanto isso, é feito a sondagem do terreno, depois levamos esses dois dados para o projetista de fundação, nesse projeto em questão, o intuito era fugir do muro de arrimo, pois ele tinha ficado muito grande, mas no fim, isso não foi possível. Foi resolvido que conversaríamos com o projetista de fundação, pra que tivéssemos uma prévia do que ele achava, só que nenhum engenheiro sério se posiciona e da uma prévia da fundação se ele não tiver como fazer esse diagnóstico, funciona mais ou menos da mesma maneira de quando você procura um médico e ele te encaminha para exames para que ele possa te dar um diagnóstico. Nós sempre se consultamos com dois engenheiros, o de fundação e um de solo, os dois trabalham juntos. Isso é muito importante porque assim teremos uma abordagem com um maior custo beneficio em cima da etapa de fundação. Depois que eles analisaram o nosso projeto e a foto do terreno, os engenheiros pediram 4 furos de sondagem SPT – Duas no módulo inferior e duas no modo superior do projeto, com ao menos duas até o impenetrável e as demais com pelo menos 15 m de profundidade cada, além de coleta de uma amostra indeformada de solo do talude mais íngreme para ensaios laboratoriais de resistência e compressibilidade e execução dos ensaios de cisalhamento direto, adensamento de compactação. Depois que eles solicitaram isso para que pudessem se posicionar, nós procuramos um profissional que executasse esse tipo de trabalho. Traduzindo o que eles pediram foram, quatro pontos de sondagem (temos um artigo que explicamos melhor sobre o que é e como funciona a sondagem, clica aqui: Casas em Estrutura Metálica - Arq Steel - Blog, SONDAGEM ESTRUTURA METALICA) mas além disso, eles querem uma analise mais minuciosa do solo que compõe esse morro.

 

 

Como você pode observar, esse terreno não é um aclive homogêneo, pois ele possui alguns pedaços com um aclive muito maior e alguns pedaços muito menores, tudo está acontecendo atras desse terreno, por isso é tão importante tentar manter esse morro, ou se for ocupar ele (que é o caso) ocupa-lo de uma forma muito responsável, para que não corra o risco de fazer um grande investimento na casa e ter um problema. Chegamos a preços médios de orçamentos de R$ 8,000.00 a R$ 8,500.00, para as quatro sondagens, mais os laudos. O engenheiro se responsabiliza pelo projeto da fundação da tua casa e se ele está se responsabilizando, é necessário que ele tenha respaldo técnico para isso. 

 Respire fundo e reserve na tua planilha de custos um valor para projetos e laudos, para que você invista na tua casa, de uma forma segura. A economia é algo importante, no entanto, economize em coisas que podem ser economizadas, não queira economizar em projetos e definições importantes para tua casa.

  A nossa maior preocupação juntamente com os engenheiros de fundação, era com o custo e com a impermeabilização, custo porque passa de 2m, e muros de arrimos que passam de 2m, tem um custo mais elevado, pois além de suportar o próprio peso, ele segura a casa e toda a terra em volta. Outra questão preocupante era a possibilidade de conseguir impermeabilizar esse muro de forma eficiente, pois o muro de arrimo que está em contato com a água, tem que receber uma camada de impermeabilização, mesmo assim, camadas de impermeabilização tem tempo de vida útil. Por fim, como decisão final, pedimos para que fosse feito apenas a sondagem, pois assim descobriríamos se existia a possibilidade de mudar o projeto para que fosse retirado o muro de arrimo, ou se o terreno era um terreno problemático, sujeito a deslizamento. A leitura após a sondagem que os engenheiros passaram para nós, foi que o terreno possuía água entre 4m e 4,5m, de baixa qualidade geotecnia superficialmente, porém disseram que nós precisaríamos fazer os mesmos laudos apenas se fossemos ter um muro de arrimo na região do morro. Então em cima dessas informações eu juntamente com os clientes, mudei o projeto para que pudéssemos evitar qualquer tipo de corte agressivo nele.

 

 

Quer saber mais sobre as proximas decisões que tomaremos nesse projeto, acompanhe nosso canal no youtube: Arq Steel By Edna Dias - YouTube

 

Esse artigo foi util? Esperamos que sim! Se ainda tiver duvidas assista ao nosso video:

Voltar