Blog

Fique por dentro das novidades

Como consertar uma ESTRUTURA METÁLICA enferrujada [com corrosão]?

Como consertar uma ESTRUTURA METÁLICA enferrujada [com corrosão]?

Olhe a base desse pilar metálico:

 

 

 Em algum momento da vida, você provavelmente já se deparou com algum material em aço que esteja em um estado parecido com esse da foto acima, mas afinal, qual conclusão podemos chegar quando vemos um material em aço assim?

O que aconteceu com esse elemento metálico?

O que aconteceu com esse pilar foi o desplacamento da tinta e o aparecimento de ferrugem,

Isso pode contribuir para o mau desempenho da construção?

A resposta é não! A primeira coisa que você deve pensar é: quando uma base de pilar ou alguma outra parte da estrutura apresenta uma corrosão como essa, não significa que a estrutura está condenada e não tem mais soluções.

 A base de um pilar é um dos pontos mais propícios a corrosão, pois ele fica sujeito a água, tanto da chuva, como a de possíveis lavagens do piso. Portanto, a base de um pilar é um dos itens mais importantes para o tratamento de superfície. O aço que está visível na foto, não possui tratamento de galvanização, sendo assim, quando entrou em contato com o oxigênio, apresentou corrosão. A pintura da base pode ser eficiente e substituir a galvanização se for feito da maneira correta e para que isso ocorra é necessário ter uma boa ancoragem. Uma das maneiras de permitir a correta ancoragem (fixação da tinta na peça metálica), é lixando muito bem esse material. No entanto, quando se trata de ambientes externos, nós sempre indicamos que seja feito um processo que chamamos de jateamento com granalha de aço (Casas em Estrutura Metálica - Arq Steel - Blog, Jateamento com granalha de aço- Preparação da peça metálica), para que assim, a peça fique mais áspera e tenha uma melhor ancoragem da tinta nessa superfície e seja muito mais difícil esse material riscar e desplacar.

 

Se a base do pilar já está apresentando corrosão, existe alguma maneira de corrigir?

Sim, a base do pilar não está condenada, não será necessário a substituição desse material. Para manutenção, será necessário encontrar uma equipe especializada em estrutura metálica, como a que ficou responsável pela instalação da estrutura e - vale ressaltar - que se a corrosão aconteceu nos primeiros cinco anos de construção, é responsabilidade da serralheria que instalou, consertar esse material sem nenhum custo, porque é garantia de obra. Mas como é feito esse tratamento? Esse material será lixado para retirar a tinta que está desplacando e dar aspereza para permitir a ancoragem da nova tinta. E assim, sua estrutura estará protegida.

 

 

Gravamos um vídeo no nosso canal do Youtube, contando os detalhes de como é feito todo esse processo. Você pode conferir clicando no link abaixo:

Quer saber mais sobre construções em aço? Segue as nossas redes sociais, trazemos sempre assuntos sobre o mundo da construção em aço:

 Arq Steel Ltda | Facebook

Arq Steel (@arqsteel_) • Fotos e vídeos do Instagram

Arq Steel By Edna Dias - YouTube

Voltar