Blog

Fique por dentro das novidades

Casa em ESTRUTURA METÁLICA

[Garantia]

Design sem nome.png

Quem dá a garantia para tua casa, caso ela seja feita em estrutura metálica? Se você tem essa dúvida, neste artigo vamos responde-la.

Geralmente atrelamos muito a imagem da estrutura metálica ser diferente a uma casa convencional em alvenaria, ao visual dela, contudo geralmente não se atrela ao fato de que se interfere em uma forma diferente de contratação. Quando se faz uma obra em estrutura metálica, se tem equipes diferentes do que em uma obra usual de alvenaria. A pergunta é, que equipes são essas? Se tem duas grandes equipes, que iram fazer aproximadamente 80% da sua casa:

-Equipe de construção civil: Essa equipe fica responsável por todas as etapas da sua obra que envolverem concreto, argamassa, fundação, muro de arrimo, etc.

- Equipe de montadores de estrutura metálica: Essa equipe vem junto com a fábrica, você não contrata só a mão de obra, você contrata o produto e fabrica a estrutura e entrega ela montada. Essa grande equipe é responsável por pilares, vigas, coberturas e por tudo que envolver montagem em aço. Tudo isso vai entrar no grande pacote de estrutura metálica.

 

Você já consegue enxergar que só com essas duas equipes, boa parte da tua obra está montada e pronta. No entanto tem outras etapas, com outras equipes que você deve contratar separadamente, o recomendado é que seja dividido as etapas da obra por equipes especializadas. Portanto, além de civil e a equipe de montagem da estrutura metálica, você terá:

  • Equipe de elétrica;
  • Equipe de hidráulica;
  • Equipe de esquadria;
  • Equipe de acabamento

Listei acima seis equipes, no entanto eu não descrevi todos os níveis de especialistas que se pode ter, como, especialistas em colocação de mármore, granito, soleira, portas, grafiatos especiais, já contratei até especialista em chaminés, entre outros. Quanto mais especializada a mão de obra que você contratar para executar um serviço na sua casa, menor é a chance de você precisar acionar a garantia, mas caso seja necessário acionar a garantia dela, maior a chance dela te atender e responder o seu problema, porque essa equipe só faz esse serviço em especifico, ela quer manter a reputação dela boa, o melhor tipo de propagando pra nós que trabalhamos com construção, é um cliente satisfeito. Se a estrutura da casa for feita com estrutura especializada, a chance de eu ter problema com a estrutura da minha casa, é muito menor, mas caso eu tenha, a chance de que eles resolvam o problema, é muito maior.

 Uma outra questão delicada pra quem quer construir. Eu não sei se você já fez a conta básica de quanto você vai gastar na sua casa, uma estimativa inicial, mas se você vai construir uma casa de mais ou menos 100m², levando em conta que o CUB, na maioria dos estados do País, já passou de 2.000/m² você vai gastar mais do que 200 mil reais. Você vai gastar mais que 200 mil reais e está cogitando colocar essa responsabilidade financeira em uma equipe de pedreiros? Se der um problema estrutural, que garantia você acionará? Por isso eu alerto sobre a importância de dividir em pequenos pacotes, pra que se caso de problema, você consiga respaldo jurídico pra você querer processar alguém.

 

A obra feita com estrutura em concreto armado fica muito mais suscetível a um erro, porque ela é muito mais artesanal do que uma obra em estrutura metálica, pois o erro está linkado a nós humanos do que a maquinas. Você tem a opção de contratar uma construtora, e está tudo certo com isso, contudo, vale lembrar que será cobrado um valor proporcional a te entregar uma obra pronta e com garantia.

 

Espero que esse artigo tenha sido útil pra você e que ele te ajude de alguma maneira a construir a casa que você sonha com garantia de que tudo ficará da maneira que você quer.

 

Se tiver duvidas ainda, assiste o nosso vídeo no youtube:

 

 

Voltar