Blog

Fique por dentro das novidades

Custo do m²???

Quanto custa o m² de uma casa? Será que existe uma resposta?

custo_m²_arq_steel

Não importa de qual classe social você é, o fato é que se está pensando em construir, com certeza já se deparou com o medo de gastar além do que pode ou deveria. Imagino, inclusive, que se está pensando em construir agora, provavelmente é porque essa ideia já foi e voltou de sua mente algumas vezes: “não vou entrar nessa aventura! Começar a gastar nossas economias em cimento, areia, pedra para ver o pedreiro desperdiçar na obra, esquecer tudo ligado, derrubar reboco por todo lado!”.

Porém, a sua casa hoje continua apertada, sem lugar para guardar os brinquedos (sim! Porque antes, quando compraram o apartamento/casa não tinham ideia que uma criança ocuparia dois quartos – um para ela dormir e outro para os brinquedos rsrs), sem lugar para fazer o churrasco de final de semana, e meu Deus! Onde guardo essa bicicleta?!

Então, entre “a cruz e a espada” resolve começar a aventura da obra de uma casa própria! Personalizada. Mas o que visualiza mesmo é o gasto (fora dos limites), o financiamento, o atraso, desperdício e stress.

Muitos clientes quando me procuram, vêm angustiados com a primeira pergunta na ponta da língua: “- quanto custa por metro quadrado?” E esses mesmos clientes saem frustrados quando eu digo que não tenho como precisar o preço por metro quadrado de algo que ainda não temos o projeto. E para tal “chute” já existe o CUB (custo Unitário Básico da Construção Civil – que se você quiser dar uma olhadinha para saber mais é só clicar no link a seguir e consultar o do Paraná, https://sindusconpr.com.br/o-que-e-o-cub-como-e-calculado-394-p), que é feito pelos sindicatos da construção civil e pode orientar o custo da obra. Porém, preço (quanto vai custar mesmo!) ah, isso, só depois do projeto pronto!

Aí é que o cliente quer ir embora, achando que estou enganando ele. Por que nessa hora eu digo que podemos elaborar um projeto, o qual terá todos os detalhes do que ele quer e assim, podemos orçar a obra no mercado, junto às construtoras e empreiteiros.

Parece papo furado né? Mas não é não! É a mais pura verdade. Então, presta atenção:

- Primeiro, precisa respirar fundo, analisar junto com as pessoas que vão embarcar nesse projeto contigo (esposa, marido, filhos, pai, mãe... sei lá.. quem sabe até a sogra!) quanto vocês estão dispostos ou podem gastar com a casa nova! Depois, separem cerca de 5 a 10% desse valor para projetos (gente! Varia de profissional para profissional! E de projeto para projeto, não me crucifiquem!), e quando digo projetos não é apenas o arquitetônico não! É necessário uma sondagem no terreno, um projeto de fundação, um projeto estrutural, um projeto elétrico, um projeto hidráulico e um projeto legal (que aprova tudo na prefeitura da sua cidade). Depois disso, com esse número na cabeça, CONSCIENTE e FELIZ porque iniciará um novo lar para você e sua família (e a sogra também, lembra? Rsrsrs) irá em busca de um arquiteto que esteja preocupado com quanto você tem para gastar na obra. Ele terá de trabalhar com quanto você tem, te orientando em escolhas que favoreçam o custo, sem prejuízo da funcionalidade e da estética. Sem prejuízo dos seus maiores desejos!

Quer vãos grandes? Conceito aberto (quem não se apaixonou por esse termo depois de Irmãos à Obra!). Eles custam mais caro que vãos menores? Sim. Mas isso não significa que sua obra vai estourar nos custos, porque podemos ponderar com outras escolhas, diminuir em outro lugar que para você e para tua família não é tão importante.

Lembre-se: pequenas escolhas projetuais somadas, compõem o custo da construção de uma casa.

 

https://www.youtube.com/watch?v=j41JKBrA7UQ&t=7s

Voltar